Secret sauce that brings YouTube followers, views, likes
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

VPPB Tratamento Tontura Vertigem Manobra de Epley - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Follow
Dr. Robson Sitta

▼ (11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
Rua Coriolano 1480 Vila Romana (Lapa), SP.
Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

▼ INSCREVASE em nosso canal no YouTube e receba todas as novidades em tempo real: https://www.youtube.com/channel/UCb7a...

▼ Visite o site oficial e saiba mais: www.fisiositta.com.br

▼ CURTA no Facebook Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta: https://www.facebook.com/fisiositta?f...

▼ ADICIONE no LinkedIn Robson Sitta:   / robsonsit.  .

▼ SIGA no INSTAGRAM:   / robson.sitta  

FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL
Tratamento para Vertigem / Tontura
Manobra de Epley
VPPB: Vertigem Posicional Paroxística Benigna

Vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB, é um distúrbio comum, que causa curtos episódios de vertigem (uma sensação falsa de movimento ou giro) em resposta a mudanças na posição da cabeça que estimulam o canal semicircular posterior do ouvido interno.

As pessoas sentem momentaneamente (geralmente por menos de um minuto) como se elas ou seu ambiente estivessem se movendo ou girando, quando elas movem a cabeça.

As pessoas também podem se sentir nauseadas e vomitar e seus olhos podem se mover anormalmente.

Os médicos baseiam seu diagnóstico em sintomas e situações em que ocorrem e em um exame físico.

A manobra de Epley, realizada uma ou duas vezes, alivia os sintomas na maioria das pessoas.

Pessoas com vertigem têm uma falsa sensação de que elas, seu ambiente, ou ambos estão se movendo ou girando. A maioria das pessoas descreve essa sensação desagradável como "tontura", embora as pessoas frequentemente também utilizem a palavra "tonto" para outras sensações, como estando atordoado. A vertigem "posicional" significa que a vertigem surge quando a pessoa muda a posição, por exemplo, estar deitada na cama e virar a cabeça. "Benigna" significa que o distúrbio não é perigoso.

A VPPB afeta as pessoas de maneira cada vez mais frequente à medida que envelhecem e podem afetar gravemente o equilíbrio em pessoas mais velhas.

Causas
Uma mudança na posição da cabeça – tipicamente girando a cabeça sobre o travesseiro ao acordar de manhã ou inclinando a cabeça para trás para alcançar uma prateleira alta – desencadeia a maioria dos episódios desse distúrbio. VPPB geralmente se desenvolve quando partículas de cálcio (otoconia), que são normalmente incrustadas em uma parte do ouvido interno (o utrículo e o sáculo) são deslocadas e se movem para outra parte do ouvido interno (mais comumente o canal semicircular posterior).

O ouvido interno contém três canais semicirculares, que ajudam no equilíbrio ( Visualização do interior do ouvido). O canal posterior, ao contrário do canal superior (também chamado canal anterior) e o canal lateral, está na melhor posição para receber a maioria das partículas soltas, por gravidade, durante a noite. Conforme elas são coletadas, formam um sedimento esbranquiçado que exagera o movimento do líquido no canal quando a cabeça muda de posição. O resultado é a superestimulação de receptores nervosos (células ciliadas) dentro do canal posterior, criando uma falsa sensação de movimento ou giro.

Partículas podem ser deslocadas do utrículo e do sáculo à medida que a pessoa envelhece. Ou, deslocamento pode ser causado por

Infecções do ouvido

Lesão na cabeça ou no ouvido

Repouso prolongado na cama

Cirurgia do ouvido

Outros distúrbios do ouvido interno (tais como Doença de Ménière)

Possível bloqueio de uma artéria ao ouvido interno

Sintomas
Os sintomas da vertigem posicional benigna são

Curtos episódios de vertigem, onde as pessoas sentem como se elas, ou o seu redor, estivessem se movendo ou girando

Náusea e/ou vômito

A vertigem posicional benigna pode ser assustadora e desconfortável, mas é geralmente inócua e desaparece por si mesma.

A vertigem é desencadeada quando a cabeça da pessoa se move, como quando a pessoa rola na cama ou se curva para pegar algo. Cada episódio de vertigem dura apenas poucos segundos ou minutos. As pessoas podem ter muitos episódios em poucos dias ou semanas, após os quais os episódios gradualmente diminuem por si mesmos. A vertigem pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e de um tipo específico de nistagmo (movimento espasmódico dos olhos em uma direção, alternando com um retorno mais lento para a posição original). Não ocorre perda de audição, nem zumbidos nos ouvidos (acúfenos).

Embora os sintomas não sejam perigosos, eles podem levar a quedas ou outros acidentes.

Diagnóstico
manobra de DixHallpike

O diagnóstico é baseado na descrição dos sintomas e das circunstâncias em que aparecem.

Geralmente, o exame utilizado é a manobra de DixHallpike, que ajuda a mover as partículas de uma parte do ouvido onde estão causando a vertigem para uma parte do ouvido onde não são prejudiciais.

Tratamento
Manobras da cabeça para reposicionar as partículas no canal auricular

Tratamento medicamentoso não é normalmente recomendado

posted by Korshamn7r